domingo, 29 de agosto de 2010

Admirável Mundo Novo

O que tenho notado nesses últimos anos é que a maioria das pessoas não vivem, elas sobrevivem. Umas porque são excluídas da sociedade, vivem na marginalidade e lutam para conseguir estar vivas todos os dias. Outras, porque estão condicionadas pelo sistema a pensar que o que mais importa na vida é ter um futuro profissional, é obter sucesso nos concursos e seleções de emprego, é ter dinheiro, é querer mais, sempre mais... E tudo isso para quê? Para ter uma casa, ter um carro, ter um yate, ter um note book, ter um Ipod, ter roupas de marca,ter,ter, ter... TER? Daí o consumismo. Quanto mais consumimos, aumenta-se a produção e, para produzir nesse mesmo ritmo, aumenta-se a extração dos recursos naturais não renováveis.Eu nem preciso falar em qual situação está a natureza, não é mesmo? 
Estamos nos auto-destruindo e eu diria que o mal do século além da solidão, é a CEGUEIRA e a IGNORÂNCIA. Eu não entendo como as pessoas não enxergam o caminho para o qual caminha a Humanidade: o ABISMO! 
Gente, estamos dentro de uma PRISÃO INVISÍVEL, acorrentados por nossos próprios atos inconsequentes. Estamos "drogados" pelo sistema, que nos ilude com uma tal de LIBERDADE. Que liberdade nós temos, se só fazemos o que eles querem, se a cada dia estamos vestindo, comendo, bebendo, usando, cantando, ouvindo o que eles lançam no mercado mundial e nos convencem através de "propagandas epinóticas"? 
A "DROGA"  é tão forte que mesmo aqueles que conseguem enxergar o mal que ela nos causa, não conseguem se libertar desse sistema, nesse caso é bem melhor ser um ignorante, pois como diria Cazuza: "os ignorantes são mais felizes".
Essa "conversa fiada" de querer integrar os povos e as culturas através do processo de globalização, é na verdade a unificação das massas para melhor controlá-las e condicioná-las. Até as novas tecnologias de transporte e comunicação que poderiam diminuir distâncias e aproximar as pessoas, estão distanciando o ser humano da sua própria essência. Estamos preferindo as telas frias do computador ao calor humano. As rotinas de trabalho e estudo estão engolindo as pessoas, elas não têm  tempo para relacionamentos, para uma conversa, para um lazer, para dar atenção e carinho aos outros. O homem está sendo conduzido como se fosse uma máquina, esquece que a construção do ser pessoa é o que o diferencia dela.  O equilíbrio da espiritualidade humana está comprometido, ninguém se preocupa em estar bem consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com Deus. Mas como esqueceram que são homens e máquinas não precisam disso... Só vão se lembrar quando um vazio infinito os sucumbir.
Nem sei o que me inspirou para escrever sobre isso, parece até uma teoria da conspiração, mas é a realidade que eu enxergo, são reclames sobre um sistema que eu, sozinha, não posso mudar. HELP!

Engenheiros do Hawaí sabem bem do que eu digo:

Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Querem te matar a sede, eles querer te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada

Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar de rir, querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

(3º do Plural)


por Vilane Vilas Boas Rios

Um comentário:

Déia disse...

O que está acontecendo com o mundo??

bj