terça-feira, 30 de junho de 2009

TPM para as mulheres


Tensão Pré-Menstrual, Tensão Pré-Monografia, Tendência Para Matar, Todos os Problemas Misturados, Totalmente Pirada e Maluca...

Não importa as definições que dão para ela, só sei que essa TPM me deixa malucaaaaaaaaaaa!!!

Só não jogo pedra, mas livro, copo, prato, celular... é melhor até sair da frente!

Tentando esvaziar todo o turbilhão de sentimentos, resolvi escrever sobre ela.



Dentro do corpo parece até que existem fios desencapados no lugar das veias onde corre o sangue que dão curto circuito à toda hora.

Eu queria entender porque me sinto assim, já li vários artigos sobre essa síndrome, sobre os seus sintomas, dicas para os dias de tensão, mas não adianta, nada funciona. Será que existe algum remédio para controlar esse “curto circuito”? Mas não me venha com calmante, não tem ninguém nervoso aqui, se fosse só nervoso era bom!

Eu falo de algo bem mais complexo, confuso que milhares de mulheres experimentam todos os meses. É uma tristeza profunda que vem do nada. É uma raiva fulminante que sentimos de tudo e de todos, de qualquer coisa que nos aborreça. Um “não” recebido pode ser interpretado como um "nunca”, uma brincadeira pode causar uma briga feia. Os fios desencapados liberam uma energia incontrolável e sentimos vontade de bater, atirar objetos, gritar, chorar, chorar até vomitar e no meio do choro paramos e nos perguntamos: “Porque é que eu estou chorando, mesmo?” e não sabemos o porquê, e nos desesperamos mais ainda e continuamos a chorar... =’(

Você não devia rir dessa situação, não vejo graça nenhuma! Seria cômico se não fosse trágico!

As pessoas com quem convivemos diariamente também são vítimas dessa crise feminina, principalmente os homens. Amigos, pais, irmãos, colegas de trabalho, maridos ou namorados não sabem como lidar com uma mulher nesse período, lhe taxam de chata, irritante e outros nomes mais. Eles não entendem as alterações e inconstâncias.Às vezes tomamos até aversão a uma dessas pessoas, que só de ouvir a voz dá dor de cabeça, mas ao mesmo tempo precisamos da paciência deles para superar esse momento.E paciência principalmente dos companheiros, que são os alvos preferidos das mulheres na TPM, descontam tudo nos "pobres coitados" e ainda exigem carinho e compreensão.É geralmente nesse período que acontecem as brigas sem causas.

É um momento em que ficamos vulneráveis, carentes, sensíveis, frágeis, o humor se torna inconstante. Há até alterações de comportamento e eles são bem infantis. Num momento podemos estar sorrindo alegremente e dois segundos depois ficamos melancólicas ou bravas. Choramos só porque o namorado atrasou e já achamos que ele não quer nos ver... Queremos “matar” o professor só porque ele marcou uma avaliação, sendo que já estava prevista para acontecer... enfim, a paciência nesse momento não existe, mas o pior mesmo é não ser compreendida. É não conseguir explicar porque agimos assim, porque estamos tristes ou porque estamos com raiva e chorando. E quando dizemos que estamos assim por causa da TPM parece que estamos dando uma desculpa esfarrapada pra todas essas atitudes idiotas e infantis, mas não é! Segundo os estudos científicos a síndrome da tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. Essa desordem neuropsicoendócrina tem sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social e podem ser tão severos que interferem significativamente na vida da mulher. Umas sofrem mais, outras sofrem menos, varia de acordo com o nível das alterações hormonais*.

Por isso, acreditem quando dizemos para não nos amolar nesse período de trevas (apesar de não sermos facas). Deixe-nos com nossas crises, não reclamem porque choramos demais e não levem a sério todas as nossas atitudes e reclamações. É quando estamos mais reclamonas, bravas e explosivas (fazendo bico com tudo), que precisamos de carinho e não de reprovação. É uma maneira muito louca, eu reconheço, de dizer: “Socorro! Preciso de mais carinho.” É complexo, não é garotos? Se vocês já nos acham naturalmente complicadas, imagine na TPM. Mas pra nós garotas também é complicado, e muito!

O importante é que, homens e mulheres estejam conscientes dessa síndrome, o homem sendo compreensivo e dando carinho redobrado a mulher e ela... hummm... deixe-me ver... eu não sei o que recomendar para uma mulher na TPM ... (vocês poderaim me ajudar?)

Acho que pedir desculpas depois da crise é uma boa ideia, não é?!?!

Todo mundo acaba sendo vítima.


*E eu sofro muito! =O

por Vilane Vilas Boas Rios


Obs: Desculpem se o texto ficou a desejar. Eu gostaria muito de ter postado pra vocês o TPM para os homens, até pensei em escrever, mas como sou mulher não sou habilitada para falar de uma experiência que só os homens poderiam relatar.


4 comentários:

Monique disse...

Oh amiga!
Te digo q não estou de TPM, por isso quando cheguei nessa parte do texto: "Você não devia rir dessa situação, não vejo graça nenhuma! Seria cômico se não fosse trágico!" Eu ja estava me esbagaçando de rir...
kkkkkkkkkkk
Sei que vc não estava achando graça nenhuma e sei tbm que vc pode estar completamente irritada porque leu isso! So nao chora viu? Sei mais ainda q depois q essa maldita for embora, vc vai reler e tbm vai rir muito. O bom mesmo é isso. E me senti impotente tbm, pq sinceramente, não faço a menor ideia do q fazer para contornar essa Tensão tão teeeeeeeensa! rs
Mas é como eu já te disse!!
O bom mesmo é que depois a gente tem do que rir.. Até mesmo com aqueles que são as maiores vítimas. Mas conversar é sempre uma boa opção..
Mas é como ja te disse tbm: A TPM não sossega, enquanto o namorado não briga tbm e perde toda a paciência. Enquanto eles nos entendem a gente continua implicando e quando eles brigam tbm, a gente começa a pensar q estamos ficando loucas... Eu te entendo! Sou vítima disso...
E Marcelo deve entender Bruno tbm! (Tadinhos.. rs)
Mas fica calma!!
É pedir demais né?
Então depois vc volta aqui e reler isso!
kkk
Te amo!

Vilane V.B.Rios disse...

Ow amiga, só quem passa, sabe, né!?
Quero rir disso logo AAAAAAAAA =/
Obrigada por me entender!
Espero que ele me entenda também! ;)

Bjos

Liciane disse...

Adorei o teu blog!!! Vou te seguir!!
E o texto, vou mostrar para o meu marido, que acha que sou a única que tem tpm... na verdade acha que exagero... ele não entende o que acontece comigo.
Daí eu fico com mais raiva ainda dele.. kkkkkkkk
Ele me irriiiitaaaa!!!! hahahahaha!!!
Sério, perece que fazem coisas pra nos irritar mais ainda nessa fase.
Bjss

Vilane V.B.Rios disse...

kkkkkkk
É verdade! Eles não entendem e ainda não colaboram nesse período rs

Que bom que gostou do Blog, fique à vontade e Seja Bem Vinda! =)
Bjos